Documentário: ADN da Engenharia: Ponte à Prova de Sismos



Richard Hammond revela como os engenheiros construíram uma das pontes mais longas do mundo à prova de sismos. 

Construir uma estrutura de quase três quilometros de extensão sobre a água com 65 metros de profundidade foi praticamente o menor dos desafios de engenharia para cruzar o Golfo de Corinto, na Grécia. A construção atravessaria uma das falhas geológicas mais sismicamente activas da Europa. Protegê-la significaria fazer com que os sedimentos finos do fundo do mar não se transformassem em areia movediça, impedindo seu desmoronamento e contendo as pistas para que não cedam ou batam contra os pilares quando um tremor desencadear grandes choques. 

Richard demonstra os desafios com uma série de máquinas que simulam terremotos e então testa os princípios, muitos deles singulares, aplicados ao engenhoso projeto que mantém a ponte em seu devido lugar. Eles incluem o maior sistema de amortecimento do mundo, que passou com segurança em um teste real durante um sismo de magnitude 6.5 ocorrido em junho de 2008. A proteção contra sismos deixou a ponte potencialmente vulnerável a outras forças da natureza: os fortes ventos que se afunilam no Golfo de Corinto e as improváveis ameaças impostas por brisas e chuvas brandas. 

Para evitar desastres foram necessárias soluções inspiradas em incensos indianos aromáticos, o anel de uma lata de alumínio, um tobogã, uma rede para dormir e algumas chaminés de aço. A ponte, concluída a tempo para as Olimpíadas de 2004, em Atenas, realizou o sonho centenário de ligar duas cidades separadas 300 quilometros por terra, mas apenas meros dois quilometros por água.


» Donwload:
fileserve
Código:
http://www.fileserve.com/file/9XuwW8Q/Ponte.a.Prova.de.Sismos.720p.HDTV.x264-spinky.part1.rar
http://www.fileserve.com/file/jj9zaX8/Ponte.a.Prova.de.Sismos.720p.HDTV.x264-spinky.part2.rar

megaupload
Código:
http://www.megaupload.com/?d=I559L998
http://www.megaupload.com/?d=5GF2H83Y
http://www.megaupload.com/?d=6WLNGJUD
http://www.megaupload.com/?d=0VLG554G
http://www.megaupload.com/?d=OPDBHYT7
http://www.megaupload.com/?d=L3HAA0GM
http://www.megaupload.com/?d=PXASMQ3F
http://www.megaupload.com/?d=D474XRPX
http://www.megaupload.com/?d=GI60451Y
http://www.megaupload.com/?d=MZ4BBIR3
http://www.megaupload.com/?d=C4E4SKWL
http://www.megaupload.com/?d=1TB8HB65
http://www.megaupload.com/?d=RJ7K7DA4

Nenhum comentário:

Postar um comentário