Viaduto de Millau - 14 anos de uma aventura única


O viaduto de Millau, alguns não hesitam em chamar-lhe a Pont du Gard, o século XX é o culminar de uma série de etapas. Para cada uma, rigor, precisão e profissionalismo foram as palavras de ordem. Todas as condições necessárias para levar este trabalho excepcional no livro dos recordes.

1987: O primeiro esboço de faixas da A75 para ligar o vermelho Causse no norte do país com o Larzac, sul, foram surgindo. Várias propostas foram feitas para atravessar o Vale de Tarn, leste ou oeste de Millau.

1994: A decisão é tomada. A ponte será construída a poucos quilómetros a jusante da cidade.

1996:
Depois de um concurso público, a solução desenvolvida por Michel Virlogeux, engenheiro-chefe de Estradas e Pontes, e desenhada por Sir Norman Foster, arquiteto, foi a escolhida para a construção.

1998: O governo decide a concessão de construção, operação e manutenção do viaduto por um período de 75 anos.

2001: Em Outubro, na sequência de um concurso, a aliança de Betão (pilares) e do Aço (tabuleiro) recomendado pela Eiffage Grupo recebe a aprovação do Estado. O Betão tem todas as qualidades exigidas de resistência. O aço torna possível a construção de um avental fino e leve. Em 14 de Dezembro, a aventura começou com o lançamento da pedra fundamental.

Os 3 anos de construção:

Betão: Na Primavera de 2002, é feita a primeira célula do aumento viaduto de Millau em direção ao céu. Ao mesmo tempo, as âncoras do avental (pilares) estão a emergir no planalto. Doze meses após o início do trabalho, o Pilar "P2" atingiu os 100 m. Um ano depois, a 9 de dezembro de 2003, a construção de betão é concluída a tempo! Batendo o recorde de altura de um pilar em uma construção, o pilar mais alto têm 245 m.


Aço: A montagem do "steel deck" começou no verão de 2002. Dois poços abertos são instalados por trás dos pilares. Em 25 de março de 2003, uma primeira secção da plataforma (171 m) vai ser lançada através de uma operação inovadora que se tornou um sucesso. Outras 17 secções da plataforma se seguirão, a uma taxa média de 1 secção em quatro semanas. Em 28 de maio de 2004 às 02:12 precisas, a junção da parte sul com a parte do norte da plataforma é feita a 270 m acima do Tarn. Missão cumprida!


Em 29 de maio de 2004, começa a instalação de torres para apoiar a plataforma. Em três meses, está tudo acabado. Final de setembro de 2004, a pavimentação é aplicada ao tabuleiro. Depois do desenvolvimento da estrada (pintura, instalação de dispositivos de segurança ...), dos sistemas de segurança, iluminação, acabamento do pedágio, ficou tudo pronto 16 de dezembro de 2004 para a exploração comercial do viaduto.

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