Turning Torso


O Turning Torso é um arranha-céus localizado na cidade de Malmö na Suécia no lado sueco do estreito de Öresund, levando o desenho de engenharia para um outro nível.

Foi desenhado pelo famoso arquitecto Santiago Calatrava, conhecido por ter um estilo único de arquitetura e engenharia. A sua assinatura é  a combinação artística de formas figurativas com geometria explícita e materiais modernos.

A torre tem uma altura de 190 m e tem 54 andares. Após a sua conclusão ganhou o titulo de "edifício mais alto da Escandinávia", sendo o segundo maior edifício residencial da Europa com 149 luxuosos apartamentos, a seguir ao Triumph-Palace em Moscovo com 264 m de altura.

O Turning Torso foi baseado numa escultura feita por Santiago Calatrava chamada "Twisting Torso". Ela tem 9 cubos torcidos, cada um com 6 andares de altura, são nivelados a partir de um centro de Betão. Eles se trançam do chão até o topo 90 graus como uma vértebra na espinha humana. Ao longo dos cubos estão espinhas finas estabilizadoras, que transformam toda a composição em uma gigantesca pilastra.

Os trabalhos foram iniciados em 2001, mas invernos congelantes e escuros , e ventos brutais atrasaram a construção. Depois de testes, o Turning Torso inclinou 0.8m com ventos fortes, o suficiente para ser sentido pelos moradores, com isso as 1.850 toneladas de ferro foram aumentadas para 4.400 toneladas. Os custos também subiram, aumentando em 25%, mas o movimento foi reduzido em mais do que a metade.

Além de sua aparência exterior, o Turning Torso também é extremamente inovador por dentro. As suas necessidades de energia serão fornecidas totalmente por fontes renováveis – sol, rocha, vento e água.

CURIOSIDADES: 
Data de Construção: Início em 2001 e conclusão em 2005
Altura: 190 m
Duração da obra: 4 anos
Número de elevadores: 5
Capacidade: 25.000 metros cúbicos de Betão

Nenhum comentário:

Postar um comentário