Estádio AXA

Hoje num dia histórico para o futebol português, principalmente para o SC Braga que vai estar na final da Liga Europa frente ao FC Porto, dia 18 de Maio em Dublin, por isso vamos falar sobre o Estádio AXA onde se viveram hoje grandes emoções...

 

O Estádio AXA ou Estádio Municipal de Braga, foi projectado pelo Arquitecto Eduardo Souto Moura  e pelo Engenheiro Rui Furtado, da empresa Afaconsult. Foi um dos estádios do Euro 2004, que se realizou em Portugal. O seu nome deve-se a um acordo a 9 de Julho de 2007 entre o Sporting Clube de Braga e a companhia de seguros AXA.

Trata-se de um projecto de linhas arquitectónicas inovadoras, sendo um estádio com 30 mil lugares de capacidade e apenas duas bancadas laterais, nos topos do Estádio podemos encontrar ainda parte da antiga pedreira, e do outro uma vista fantástica para um vale de Braga. A cobertura assume como referência as  pontes construídas pela civilização Inca.

O custo estimado para o projecto inicial, que era de 32 milhões e 500 mil euros, no final o custo total das obras ultrapassou os 161 milhões de euros.

Refira-se que esta obra foi contemplada com o Prémio Secil em 2004 (Categoria Arquitectura), e em 2005 (Categoria Engenharia Civil), prémio este que distingue de dois em dois anos pares e de dois em dois anos ímpares as mais significativas obras de Arquitectura e Engenharia realizadas nesse período. No Reino Unido, recebeu também vários destaques, onde um jornal britânico, referiu que não existia nada no seu país, que se assemelhasse à beleza arquitectónica do Estádio AXA, em Portugal.









Imagens in: Wetete

Um comentário: