FUNDEC promove formação em “Controlo do Choque Hidráulico”


Com coordenação de Dídia Isabel Cameira Covas, docente do Instituto Superior Técnico (IST), o curso “Controlo do Choque Hidráulico em Sistemas Gravíticos e Elevatórios: Soluções de Engenharia e Casos de Estudo”, terá lugar no próximo dia 5 de Maio.

Esta formação promovida pela FUNDEC visa “fornecer competências para a análise do “Golpe de Aríete” em sistemas hidráulicos em pressão (elevatórios e gravíticos), tanto a nível de projecto de sistemas novos como ao nível do diagnóstico de problemas em sistemas existentes”.
Levar os formandos a atingir “competências para a selecção e dimensionamento de dispositivos de protecção contra “Golpe de Aríete” através da simulação hidráulica” é outro dos objectivos deste curso, que se organiza em torno de quatro módulos principais.

No primeiro módulo serão apresentados os conceitos básicos de “Golpe de Aríete”, bem como os tipos de análise que poderão ser efectuados e os diferentes efeitos dinâmicos não convencionais e respectiva importância.

No segundo módulo são descritos os principais tipos de dispositivos de protecção e as soluções de engenharia-tipo usadas em sistemas elevatórios e gravíticos, enquanto que o terceiro módulo corresponde à apresentação de casos de estudo relevantes.

O último módulo consiste na realização de exercícios com base num modelo fornecido para a simulação de sistemas hidráulicos simples.
Destinado a engenheiros projectistas ou quadros técnicos das entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água ou de drenagem de águas residuais, esta formação terá lugar no Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do IST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário